Alunos de Engenharia Elétrica participam de competição de robôs

Alunos de Engenharia Elétrica participam de competição de robôs

Alunos do segundo período de Engenharia Elétrica participam de uma competição de robôs nesta sexta-feira, 17, no Anfiteatro da Engenharia, a partir das 12h. Promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso, o LinusBot está em sua quinta edição, é gratuito e aberto ao público.

Durante o último semestre, os estudantes foram divididos em equipes compostas por até cinco membros com objetivo montar um robô de corrida (seguidor de linha) para a competição. Para o desenvolver o projeto, os discentes contaram com aulas práticas e teóricas, e participaram de todo o processo de montagem do produto final.

Na competição, os robôs têm até oito minutos para concluir o percurso total, montado pelos alunos veteranos do curso, e só conhecido no momento da disputa. Vence a equipe que conseguir percorrer o circuito no menor tempo possível. O grupo campeão será premiado com um microcontrolador para cada integrante.

De acordo com o coordenador da LinusBot 2017, Danrlei Diegues de Oliveira, a disputa serve como estímulo no início da graduação e traz muito aprendizado. “É importante para os calouros, serve como motivação para o curso, e acaba libertando-os de uma rotina cansativa.”

Ainda de acordo com Diegues, durante a criação dos robôs, os alunos desenvolvem importantes habilidades para a formação de um engenheiro, como eletrônica, programação, elaboração de projeto e trabalho em grupo, solução de problemas e desenvolvimento de pesquisa individual.

Para o estudante do segundo período de Engenharia Elétrica e participante da competição, Jefferson Minicceli de Moraes, o desenvolvimento dessas competências serão fundamentais na sua formação. “Aprendi muito sobre programação, robótica e convivência em grupo. Isso será essencial para o meu futuro como engenheiro.”

Sobre o PET Elétrica

O PET tem como objetivo, sob orientação de tutores, propiciar aos alunos condições para realizações de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do aluno, ampliando e aprofundando os conteúdos programáticos que integram a grade curricular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *